Páginas

31/12/2011

7 DICAS PARA CULTIVAR O HÁBITO DE LEITURA NAS CRIANÇAS

1. Peça indicação ao professor ou analise cuidadosamente o livro para que corresponda à idade e à capacidade de concentração do seu filho.

2. Para iniciar a leitura, procure um ambiente tranqüilo, sem barulho da tevê ou rádio, e assuma o papel de contador da história. Se a criança quiser, ela mesma poderá virar as páginas do livro. É importante não ter pressa.

3. Mostre-lhe as palavras e as figuras, comentando e repetindo cada etapa de historia quando perceber que ela não está entendendo.

4. Antes de ler cada passagem, estimule a criatividade da criança e pergunte o que ela acha que vai acontecer.

5. Observe o comportamento do seu filho durante a narrativa e demonstre carinho. Aproveite este momento especial para unir ainda mais vocês. Não o obrigue a ler o livro inteiro.

6. Procure conversar depois sobre a história e peça para a criança contá-la para você. Vá escrevendo o que ela diz, dando sempre coerência aos fatos, para que perceba que todo pensamento tem início, meio e fim.

7. É comum a criança pedir para ouvir a mesma história. Não se espante com isso e repita a leitura de vez em quando, mas não deixe de apresentar-lhe novos títulos de vez em quando, comparando-os entre si para se tornarem mais interessantes.

Blog Amilton Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...