Páginas

17/12/2011

14 DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Combinação dos Alimentos

Saber alimentar-se é condição indispensável para conservar e também para recuperar a saúde, e para isso, preparamos 14 dicas de uma alimentação saudável para você!

1 - Evite líquidos durante as refeições, principalmente os que contém açúcares, pois esses auxiliam no processo de fermentação. As bebidas geladas e ou muito quentes reduzem a temperatura do conteúdo do estômago, cuja digestão não se pode operar até que seja atingida novamente a temperatura normal.

2 - Evite ingerir mais de dois alimentos na mesma refeição, que contenham amidos. Ex: macarrão, batata, pão. A mistura desses provoca gases, arrotos, fermenta, e acidifica o estômago.

3 - Evite ingerir alimentos ácidos e amidos na mesma refeição. Ex: macarrão com molho de tomate. (você deve estar imaginando que loucura, pois é muito gostoso!) A digestão dos amidos começa na boca pela ação da Ptialina, que os transforma em maltose (tipo de açúcar). A Ptialina só atua em meio alcalino. A presença de ácidos danifica esta enzima favorecendo sua fermentação. A associação ácido-amido é muito rara na natureza.

4 - Evite ingerir amidos e açúcares na mesma refeição. Ex: arroz, purê de batata e doce de abóbora com coco. Quando consumidos juntos, os açúcares ficam retidos no estômago aguardando a digestão dos amidos, e isso, causa a fermentação ácida (ácido acético, álcool, gás carbônico, água), pois os açúcares consumidos isoladamente passa rapidamente pelo estômago e logo vai para o intestino delgado lá ele faz a sua digestão. Além disso, o açúcar faz segregar muita saliva sem Ptialina.

5 - Ingerir somente uma proteína concentrada na mesma refeição. Ex: carne e leite, carne e ovos, leite e nozes, etc. Pois exigem sucos gástricos de composições diferentes e tempo necessário À sua digestão, que é diferente para cada espécie de proteína.

6 - Ingerir proteínas e ácidos na mesma refeição. Ex: queijos, nozes e abacates e as frutas ácidas.

7 - Evite proteínas com gorduras. A presença das gorduras nos alimentos diminui a atividade glandular da secreção gástrica, baixa a quantidade de ácido clorídrico e da pepsina no suco gástrico, atrasando a digestão por tempo considerável. Obs: abundância de vegetais verdes, especialmente crus, contrapôe-se ao efeito inibitivo das gorduras.

8 - Melões: a melância e os melões, quando ingeridos isoladamente, permanecem alguns minutos no estômago, porém quando ingeridos com outro alimento, ficam retidos no estômago como açúcares, produzindo gases e fermentações. Comer melância e melão isoladamente.

9 - Leite: devido a proteína e gordura que o leite contém, combina dificilmente com frutas ácidas. Quando o leite entra no estômago, ele coalha, envolvendo as partículas dos outros alimentos, isolando-os do suco gástrico.

10 - Frutas oleaginosas e frutas doces na mesma refeição não se digerem bem, porque as gorduras ao misturarem-se com os açúcares, produzem fermentação álcoólica, sobrecarregando o sangue.

11 - Frutas ácidas com amido: neste caso os ácidos, impedindo o desdobramento normal dos amidos em maltose e glicose, originam fermentação ácida, que favorece a acidificação do sangue.

12 - A quantidade é outro fator que intervém na digestão. Comer sem fome e ou em excesso são fatores desiquilibrantes na digestão, pois o corpo não assimila o que introduzimos em excesso.

13 - Figo: fruta doce e neutra atua nos pulmões, pâncreas e intestino grosso. Purifica os intestinos, acaba com os endemas, neutraliza as toxinas, indicado em qualquer problema intestinal e quadros gripais.

14 - Açafrão: atua no coração e no fígado, promove a circulação da energia e do sangue, ajuda a dissolver coágulos, indicado para problemas circulatórios tais como: varizes, pernas inchadas, sangramento pós-operatório.

Uma ótima alimentação pra você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...