Páginas

29/05/2011

MEDICINA ALTERNATIVA - ARMADILHA DOURADA I

OBJETIVOS

◦Não é objetivo avaliar se cada um dos métodos funciona ou não.
◦É costume avaliar determinado método terapêutico apenas por observar os seus resultados.
◦Todos métodos de tratamento alternativo apresentam algum resultado positivo.
◦Eles realmente funcionam em vários casos.
◦As vezes têm-se a impressão de que tudo funciona, até a charlatanice.
◦Falaremos principalmente sobre a base filosófica dos vários métodos alternativos mais praticados.
◦A Bíblia deve ser a luz para nossa análise desta questão.
◦Por mais correto ou eficaz que pareça determinado método, a sua aprovação final deve sempre depender de um claro “Assim diz o Senhor”.

MEDICINA ALTERNATIVA – POR QUE ?


Se existe uma medicina alternativa é porque de alguma maneira as pessoas não estão satisfeitas com a maneira como está sendo exercida a medicina científica oficial. A incapacidade da medicina de curar é uma das razões que levam ao surgimento e procura dos métodos alternativos. Mesmo com a grande evolução da medicina cientifica, das drogas, da cirurgia, muitas vezes é impotente para curar a enfermidade do paciente. A mercantilização e a massificação da medicina leva a um mal relacionamento entre o médico e o paciente. Consultas muito rápidas, abordagem dirigida apenas para o problema específico não levando em conta o seu todo (mente, corpo e espírito), e o alto custo dos tratamentos são fatores que levam a insatisfação e levam pacientes a procurar soluções alternativas.

“ONDA NATURALISTA”


O ocidente esta vivendo na crista de uma gigantesca “onda naturalista” a qual é acompanhada por aumento do misticismo, que por sua vez se associa intimamente com muitos métodos usados na medicina alternativa. Muitos métodos “alternativos” praticados hoje têm sua origem ou base filosófica nas culturas milenares panteístas: hinduísta e chinesa. Na medicina alternativa oriental não há lugar para o Deus pessoal da Bíblia: Criador, Mantenedor da vida, preocupado diretamente com suas criaturas. O Deus verdadeiro é o grande ausente deste filosofia oriental. O envolvimento sutil e profundo do atual movimento de medicina natural com o panteísmo, ateísmo, misticismo e esoterismo compromete os pretendidos bons resultados do tratamento. A medicina alternativa têm-se tornado um dos maiores promotores destas filosofias que são totalmente incompatíveis com a verdade bíblica. Ao buscarmos os benefícios da medicina alternativa naturalista, muitos estão se expondo à assimilação de conceitos espirituais falsos. Sofremos o risco de velarmos nossa visão correta da verdadeira medicina, do método ensinado por Deus para manter o nosso corpo com saúde. Na busca da cura física podemos comprometer nossa saúde espiritual, afastando-nos do verdadeiro Deus e se aproximando de Satanás. A inocente e atrativa medicina alternativa naturalista tornou-se uma verdadeira armadilha. A mistura da verdade com o erro sutil tem levado muitos a desviarem-se totalmente dos caminhos propostos por Deus para o homem.

MEDICINA – O QUE É ?

A medicina é a arte e ciência de curar e prevenir as doenças. Fundamenta-se no entendimento das leis do corpo e da natureza, e no profundo conhecimento da fisiologia, biologia, bioquímica, anatomia e demais ciências afins. A verdadeira medicina deve antes de tudo buscar manter o ser humano harmonizado com as leis que Deus criou, as quais regulam o bem estar do homem e do universo. A Medicina natural verdadeira é a medicina que busca curar e preservar a saúde usando os métodos que estão plenamente de acordo com as leis naturais do corpo e também com as demais leis divinas, ela é totalmente dependente da orientação e do poder divino. Toda medicina corretamente aplicada deveria ser “natural”.

REMÉDIOS NATURAIS VERDADEIROS

Há muita confusão sobre a identificação do que é remédio natural ou tratamento natural.
A propaganda naturalista enganosa e parcial tem freqüentemente desvirtuado a simplicidade do verdadeiro tratamento natural conforme revelado na Bíblia e sabiamente detalhada nos escritos do Espírito de Profecia. O principal papel dos remédios naturais verdadeiros, da verdadeira medicina natural é prevenir a doença, manter o corpo, mente e espírito sadios. No seu livro Conselhos Sobre Saúde a Sra. Ellen White menciona importantes remédios naturais verdadeiros. Ela começa com os oito remédios essenciais: “Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime conveniente, uso de água e confiança no poder divino — eis os verdadeiros remédios” (Pag. 90). Quantas enfermidades poderiam ser evitadas ou curadas se os homens praticassem tão simples orientações !

O PERIGO DO VITALISMO

Vitalismo é a teoria filosófica que admite a existência de uma energia universal. A doença seria uma conseqüência do desequilíbrio desta energia vital. Muitos métodos de diagnóstico e tratamento usados correntemente na medicina alternativa têm como base o conceito da energia universal. Este se apresenta com diferentes nomes como: energia vital, força vital, bioenergia, principio vital, campo energético, aura, energia cósmica, etc.. O vitalismo concebe que existe um corpo imaterial, invisível que de uma forma mística conecta-se e se relaciona com o corpo físico. Diz-se que a origem das alterações orgânicas começam neste corpo invisível e que estas alterações podem e devem ser diagnosticadas e tratadas no corpo imaterial antes mesmo que o corpo físico apresente qualquer sinal do tal distúrbio. As diversas formas de energia vital se organizam formando um tipo de anatomia conhecida como anatomia sutil. Cada método terapêutico ou diagnóstico vitalista descreve uma anatomia sutil diferente. Cada um descreve a anatomia que lhe apraz, como por exemplo: Iridologia = cada órgão na íris; Acupuntura = meridianos; Hinduísmo = chakras; Do-in = órgãos na planta dos pés … O elo comum que basicamente une todas as diferentes correntes vitalistas é basicamente seu forte vínculo com o misticismo, panteísmo e espiritualismo.

AVALIANDO O MÉTODO TERAPÊUTICO

É muito importante identificarmos a base filosófica, a qual explica ou pretende explicar como o método funciona. É mais importante saber em que se baseia os fundamentos destes métodos do que seus pretensos sucessos na cura. A mistura do erro com verdade espiritual bíblica pode dar ao erro uma aparência de verdade mas, não o transforma em verdade. Assim, a mistura do verdadeiro fato científico com eventos sobrenaturais pode levar o sobrenatural a ser considerado como “ciência”, sem verdadeiramente sê-lo. O ocultismo, em suas mais variadas formas, tem como objetivo principal: separar as criaturas do seu Criador. Não é recomendável qualquer tratamento médico que se fundamente sobre princípios ateístas, panteístas, espiritualistas, metafísicos, ocultistas, esotéricos ou paranormais; independentemente de sua pretensa eficácia ou respaldo científico.
Fonte: Viapreventiva.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...