Páginas

18/08/2011

AME O OUTRO SEM EXIGIR AMOR

Frequentemente sou procurada por mulheres, jovens e adultas, que não sabem mais como proceder em seu lar ou relacionamento amoroso. Cheias de queixas, são velozes em listar os comportamentos inadequados do companheiro, e sentem um desejo ardente que ele mude. Na verdade, não só desejam, mas vêem na mudança de comportamento do companheiro a solução para os problemas de seu relacionamento.

Triste engano!

Que esposa é perfeita? Que esposa não erra, não perde a paciência, não tem defeitos que incomodam o marido?

Reclamar do outro e desejar que o outro mude é fácil. Difícil é promover a mudança! Sabe aquele ditado que diz “os incomodados que se mudem”? Para os relacionamentos, esse ditado cai como uma luva!

Insistimos que o outro deve mudar, mas nos esquecemos que nossos comportamentos afetam o comportamento do outro, e se eu mudar minha forma de agir, talvez o outro mude também a sua. Além disso, é preciso avaliar o que de fato é um problema, pois muitas coisas que nos incomodam nos relacionamentos não são de fato defeitos do outro, mas diferenças que temos, e que de alguma forma são responsáveis por termos sentido atração por esta pessoa. Sim! Costumo dizer que as diferenças é que trazem graça (e problemas) aos relacionamenos. Tudo depende da forma como administramos essas diferenças.

Imagine se você casasse com alguém exatamente igual a você! Que coisa horrorosa seria esse relacionamento! Tudo o que você não gosta em você mesma estaria no outro. Imagine ter que lidar com seus próprios defeitos e limitações em dose dupla! Por isso Deus nos fez diferentes e complementares, para que fossemos auxiliadores, para que completássemos o outro através de nossas diferenças, e devemos aprender a nos alegrar nas diferenças e a conviver com elas de forma harmonioza ao invés de apenas nos queixar.

É fácil dizer que o outro não nos ama como deveria, ou não nos faz sentir amadas. Mas… pense um pouquinho… tem você feito seu companheiro se sentir amado? Tem você cuidado em ser a melhor esposa do mundo para ele, como gostaria que ele fosse o melhor esposo? Tem você atentado para as queixas dele e promovido mudanças efetivas em seus comportamentos?

“Dê cada um amor, em vez de exigi-lo. Cultive aquilo que tem em si de mais nobre, e esteja pronto a reconhecer as boas qualidades do outro. É um admirável estímulo e satisfação saber alguém que é estimado. A simpatia e o respeito animam na luta em busca da perfeição, e o próprio amor cresce à medida que estimula a propósitos mais nobres.” A Ciência do Bom Viver, págs. 360 e 361.

Na medida em que você amar, o outro se sentirá motivado a mudar. Na medida em que você agir, o outro sentirá prazer em fazer algo diferente. Então, cuide de seus comportamentos, falhas e limitações, e deixe que o outro cuide das dele!

O diálogo é necessário. Conversar sobre o que nos chateia é necessário, mas somente quando estamos fazendo de fato a nossa parte. Do contrário, apenas alimentaremos sentimentos ruins na relação. “Quem tem telhado de vidro não joga pedra no telhado do vizinho”!
 
Blog Mulher Adventista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...