Páginas

16/07/2011

É VERDADE QUE É PERIGOSO DEIXAR A CRIANÇA NADAR DEPOIS DE COMER?

Não é verdade que brincar na piscina ou entrar no mar depois de comer cause a chamada "congestão". Afogamentos são a segunda causa de morte acidental de crianças de 1 a 14 anos no Brasil, mas esse tipo de acidente não está ligado ao fato de a pessoa ter ou não se alimentado logo antes de entrar na água.

É até possível imaginar que a criança vá sentir dor de barriga ou enjoo se for nadar depois de comer muito. Mas, em princípio, o mal-estar não provoca desmaio.

É provável que o mito tenha surgido na praia, com o afogamento de adultos que comiam e bebiam muito (especialmente álcool) e depois entravam no mar sem os cuidados de segurança.

Especialistas recomendam que, após uma refeição completa, a criança descanse cerca de meia hora antes de iniciar uma atividade física muito intensa -- e qualquer brincadeira na água costuma ser bem intensa. O mesmo vale para adultos e para atividades fora d'água. O objetivo é evitar um eventual mal-estar, mas que não seria suficiente para causar um afogamento.

Depois que comemos, os vasos sanguíneos de todo o sistema digestório dilatam, para que ocorra o processo de digestão e absorção dos nutrientes da comida. É por isso que ficamos sonolentos depois de comer bastante. Só que essa dilatação não chega a ser suficiente para "tirar o oxigênio do cérebro" e provocar um desmaio em plena água.

O mais importante para evitar afogamentos é estar sempre por perto e de olho na criança enquanto ela brinca na água, mesmo que seja numa piscininha bem rasa. Uma criança pequena pode se afogar em menos de um minuto.

Caso seu filho faça aula de natação, é melhor dar um intervalo de pelo menos uma hora entre a comida e a atividade.

E, a propósito, tomar banho logo depois de comer também não representa nenhum perigo, a não ser de uma grande sujeira no caso de bebês pequenininhos.


Embora não haja o risco de "congestão", há alguns bons motivos para você evitar colocar seu filho na água de barriga cheia, sugeridos por leitores do BabyCenter:

1. Seu filho pode vomitar na piscina!

Professores de natação contam que já viram muito danoninho fazer uma aparição inesperada dentro na piscina. É desagradável para todo mundo. O mesmo vale para a hora do banho. Imagine seu bebê vomitar dentro da banheira ou na toalha limpinha?

2. Você precisa de um tempinho

"Há pelo menos três gerações, minha família usa essa desculpa para dar um descanso à mãe depois de tanto tempo atrás das crianças dentro d'água", conta uma leitora. Já que depois de comer as crianças "não podem" entrar na água, elas vão brincar de outra coisa, mais segura, que não exija tanto esforço dos pais.

3. Seu filho fica protegido do sol mais forte

"Sempre disse aos meus filhos que não se pode nadar depois do almoço, porque esse é o melhor jeito de mantê-los longe do sol mais forte e evitar queimaduras", contou uma leitora.

4. Nadar antes de comer aumenta o apetite

"O melhor horário para minha filha nadar é antes do almoço. Ela come muito melhor depois", afirma uma leitora.

5. Você respeita os costumes e evita brigas

No final das contas, o filho é seu e quem manda é você. Se você acha que não é para entrar na água, então não é para entrar na água e ponto final. E você ainda aproveita para fugir de discussões com certos parentes tradicionalistas, que iam acham um absurdo "deixar a pobre criança entrar na água de barriga cheia". 
BabyCenter Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...