Páginas

16/07/2011

É VERDADE QUE A ALTURA DA CRIANÇA AOS 2 ANOS MULTIPLICADA POR 2 É A ALTURA QUE ELA TERÁ QUANDO ADULTA?

A princípio, quando se observam gráficos ou curvas de crescimento de instituições como Organização Mundial da Saúde (OMS) ou Academia Americana de Pediatria (curvas essas que são resultado de rigorosos e extensos estudos estatísticos com diferentes populações), o que se vê é que, realmente, se se dobrar a estatura de uma criança aos 2 anos, daria para chegar à altura final após a adolescência.

Mas, em se tratando de seres humanos, não é possível ser tão simplista, pois vários fatores podem modificar essa evolução, como a puberdade antecipada nas meninas (comprometendo a altura final) ou a puberdade mais atrasada, comum no meninos (aumentando a altura final).

Outro fator importante é a altura dos pais, ou seja, a herança genética de cada criança. Alguns meninos, por exemplo, apresentam uma altura até elevada aos 2 anos, mas, após essa fase, a curva de crescimento desacelera, no caso daqueles que têm pais mais baixos.

Finalmente, é preciso lembrar que a alimentação adequada, com uma dieta balanceada e rica em nutrientes, ao longo da infância é fundamental para que as crianças atinjam todo o seu potencial de crescimento. 

BabyCenter Brasil - Fábio R. Picchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...