Páginas

26/07/2011

MÃES NÃO SABEM ALIMENTAR SEUS BEBÊS

Pouco tempo de amamentação e comidas industrializadas são os principais problemas. Erros são cometidos por mães de todas as classes sociais
Pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) concluiu que a maioria das mães não sabe alimentar corretamente seus bebês, o que aumenta o risco de carências nutricionais e de doenças crônicas no futuro. O estudo avaliou quase 200 bebês de todas as classes sociais, com idades entre 4 e 12 meses. Metade já não recebia aleitamento materno exclusivo. Outro problema apontado pelo estudo é o alto consumo de leite de vaca integral, contra indicado antes de a criança completar 1 ano. Dos bebês avaliados, apenas 12% dos bebês com menos de 6 meses e 6% dos acima dessa idade recebiam as fórmulas infantis à base de leite apropriadas para a faixa etária. A pesquisa também revelou que as crianças recebem muito cedo alimentos inadequados, como doces industrializados, biscoitos recheados e até refrigerantes. Para elaborar o cardápio dos filhos, a grande maioria das mães (67,7%) segue a própria experiência ou da família. As orientações passadas pelo pediatra ficam em segundo plano.
[Folha de S. Paulo (SP), Gabriela Cupani – 19/08/2010]

Começando pelo Aleitamento Materno Exclusivo, que deve ser realizado até os seis meses de vida para que a criança receba todos os nutrientes e anticorpos necessários. Não é o que acontece. A idade média de introdução de outro tipo de alimento é três meses. Temos que lembrar que cada mamãe produz o leite mais adequado para o seu filho e o ferro é um dos nutrientes em que se verifica muita carência nas crianças, sendo encontrado em grande quantidade no leite materno. Deixando de oferecer o leite materno, as mamães introduzem, na sua maioria, leite de vaca ou fórmulas artificiais. Aqui entram alguns problemas. O leite de vaca não é recomendado para crianças menores de 12 meses pelo alto risco de alergia e por não proporcionar os nutrientes essenciais que o bebê precisa. E não esquecendo que junto com o leite de vaca há o acréscimo de achocolatados, açúcar e cereais que também podem gerar alergias, falta de nutrientes e sobrepeso, se não, a obesidade, apesar de tão pequenos. Mesmo adequadas para a faixa etária, as fórmulas artificiais podem ser um risco ao bebê. Isso porque apenas 23% das mamães, em média, fazem a diluição correta, preparando-as de forma inadequada. Ou seja: erra na mão. Assim há o risco de diarréia, desidratação e falta de nutrientes. O pior está nas famílias que não dão importância à alimentação dos adultos e ignoram os prejuízos que certos alimentos podem oferecer aos bebês. Muitos pais oferecem doces, bolachas recheadas e refrigerantes desde alguns meses. Cuidado com a papinha - O exagero no uso de papinhas industrializadas também é ruim. As papinhas são recomendadas para aqueles dias mais complicados, como viagens e passeios. Esses alimentos apresentam sal, gorduras e açúcares em excesso. Comendo isso, a criança deixa de comer ou come em pouca quantidade as frutas e verduras ideais para o pleno desenvolvimento físico e intelectual dos bebês. A desculpa para tudo isso é a vida corrida, de não ter tempo de preparar a papinha em casa ou até de não gostar de cozinhar. Será que a saúde do seu filho pode terminar por esse motivo, falta de tempo? A consequência de uma má alimentação desde cedo pode interferir pela vida toda desse serzinho que acabou de conhecer o mundo e depende de outra pessoa para sobreviver. Obesidade, gordura no organismo, diabetes, pressão alta, colesterol alto e anemia que antes eram doenças de adulto aparecem hoje cada vez mais cedo e não são doenças fáceis de tratar, ainda mais que essas crianças têm maus hábitos alimentares desde que nasceram e fica mais complicado de mudar. E não é só fisicamente o prejuízo. Falta de nutrientes levam a déficit intelectual, dificultando o aprendizado. Pense muito antes de dizer que não tem tempo. Tentar reverter essa mudança de hábito depois que as doenças estão instaladas é muito mais difícil. Hábito alimentar saudável se faz desde o nascimento.

Bruno Rodrigues - Guia do Bebê

Nota do Blog Se todas seguissem uma regra que é simples, obediência, talvez hoje a população seria mais saudável.

QUANDO MEU BEBÊ VAI COMEÇAR A SE LEMBRAR DAS COISAS?

Ele já começou a se lembrar, mas talvez não da forma que você espera. Um pesquisador fez uma experiência colocando a cabeça perto dos berços de bebês de 2 meses e mostrando a língua repetidas vezes. Os bebês observavam fascinados. Vinte e quatro horas mais tarde o mesmo pesquisador apareceu de novo, mas dessa vez mantendo a língua dentro da boca. Os bebês, no entanto, ao vê-lo, colocaram a língua para fora! É como se os bebês dissessem: "Ei, eu me lembro de você, e foi isso que você fez". 
 
Trata-se da memória de reconhecimento -- a capacidade de identificar pessoas e objetos vistos antes --, que vai se aperfeiçoando à medida que os bebês crescem. Os recém-nascidos reconhecem a voz da mãe ao nascer porque ela é um som familiar da época em que estavam no útero.

Bebês amamentados são capazes de reconhecer o cheiro da mãe depois de cerca de uma semana, e em alguns meses passam a reconhecer os rostos familiares -- em geral os da mãe ou do pai -- e a demonstrar preferência por eles. Esse tipo de memória, porém, funciona apenas quando o seu bebê tende a se lembrar de algo porque sente determinada coisa repetidas vezes -- é um recurso útil, mas limitado.

A memória de curto prazo -- a capacidade de se lembrar de alguns detalhes de uma experiência específica por um período curto de tempo -- começa a funcionar entre 6 meses e 1 ano de idade. Uma vez que seu bebê comece a ter memória de curto prazo, fica muito mais determinado sobre o que quer fazer ou ter. Ele vai se lembrar primeiro das coisas que têm algum tipo de importância para ele e do que foi repetido com frequência.

Com essa idade, seu bebê será capaz de lembrar onde estão seus brinquedos e a imitar ações que viu até uma semana antes. Ao mesmo tempo, também começará a mostrar que sabe o que vai acontecer na hora da comida, do banho e de ir para a cama. Saber o que vai acontecer é uma forma de mostrar que ele se lembra do que aconteceu da última vez.

Mas a memória consciente de longo prazo para eventos específicos só vai aparecer depois do primeiro aniversário do bebê, entre 1 ano e 2 meses e 1 ano e meio.

BabyCenter Brasil - Penney Hames, psicóloga especializada em crianças.

SERÁ QUE PREJUDICA O BEBÊ FICAR ASSISTINDO TV?

Tudo depende do tempo, da frequência e do contexto em que você deixa sua filha diante da televisão.

"Se for junto da rotina da família, naquela hora que o pai chegou do trabalho e está vendo o jornal ou a mãe resolveu dar de mamar assistindo, não faz mal, desde que o som não seja alto demais", afirma o pediatra Durval Anibal Daniel Filho, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Segundo ele, "ninguém deve usar a TV como babá eletrônica, porque o bebê precisa de muitos outros estímulos de luz, cor e movimento" para desenvolver plenamente sua visão e audição, além dos da TV.

Aos 2 meses, a criança está começando a fixar o olhar, então vai encarar tudo o que puder para exercitar os olhos. No caso da televisão, a atração acaba sendo imensa devido ao brilho que o aparelho emite e aos sons que faz.

E não adianta justificar horas e mais horas de TV com aqueles vídeos especiais para bebês, porque já foi comprovado que eles não fazem ninguém ficar mais inteligente. De vez em quando, por exemplo quando você quiser tomar um banho e não houver mais ninguém em casa, não tem problema.

Mas o bom mesmo é esquecer a televisão sempre que possível e deixar sua filha "brincando" à vontade ou simplesmente observando o mundo enquanto não consegue andar solta por aí.

"Não deixe o bebê mais que 30 minutos ao dia vendo televisão, porque ele precisa de outros estímulos para crescer, não só os visuais", aconselha o pediatra Carlos José Silvestre, do Hospital e Maternidade São Luiz.

BabyCenter Brasil

19/07/2011

ESTOU SUPER FELIZ COM MEU FILHO, MAS TENHO SAUDADES DA LIBERDADE QUE TINHA ANTES, ISSO É NORMAL?

A vida muda quando o bebê nasce. Os papéis de cada um são diferentes, os hormônios enlouquecem, o trabalho se multiplica, as finanças são afetadas.

Acima de tudo, com um filho, perde-se a sensação de controle sobre a vida. A pessoa fica exausta, sobrecarregada, com a autoconfiança abalada, já que não tem o poder de tirar, por exemplo, o desconforto de uma crise de cólica, ou de fazer a criança finalmente dormir a noite toda.


A liberdade vai embora também. Tanto a liberdade física, de ir e vir na hora em que bem entender, quanto a mental, de poder passar alguns instantes sem se preocupar com nada. É normal que as pessoas, em especial as mães, se ressintam dessa mudança.

Converse com qualquer mãe e descobrirá que ela sempre acha que falta alguma coisa: dinheiro, ajuda, apoio emocional, tempo, liberdade, sabedoria. A sensação de que não se pode fazer as coisas do jeito que se quer deixa as pessoas chateadas, irritadas, ressentidas, desestimuladas. Mas todos esses sentimentos são normais.

O que se pode fazer então para melhorar? Comece do começo. Procure identificar quais aspectos da sua vida anterior que você mais sente saudade. Seja detalhista, faça uma lista no papel:

"Tenho saudade de ir à academia na hora em que eu quiser."

"Tenho saudade de dormir até tarde."

"Tenho saudade de sair à noite."

Quanto mais completa for sua lista, mais fácil será você definir o que está sentindo. Quando terminar, releia a lista na companhia de seu companheiro(a) ou de um amigo ou amiga. Veja se não dá para reencaixar alguma das suas atividades favoritas na nova rotina.

Com um pouco de planejamento, você vai ver que dá, pelo menos um pouquinho. O exercício de fazer a lista é bom também porque torna bem concretas as coisas que você perdeu, e você consegue encará-las com menos ressentimento e menos culpa também.

Você vai ver que algumas perdas são mesmo irrecuperáveis, mas procure lembrar que mudanças na vida sempre vêm acompanhadas de despedidas, e logo você vai descobrir novas alegrias e experiências na vida com a criança.

"Lembre-se, ter um bebê não significa abrir mão de tudo o que você gosta. É importante tomar conta de você também, não só da criança", afirma a terapeuta Karen Kleiman, autora de vários livros sobre o pós-parto. Converse com outras mães para ver como elas estão lidando com a falta de liberdade -- você pode procurá-las nos fóruns do BabyCenter.


Se ainda assim estiver com dificuldade de conviver com a nova realidade, procure ajuda médica ou psicológica. Uma tristeza excessiva é normal nos dias após o parto, no chamado "blues puerperal", ou pode ser algo mais sério se persistir por muito tempo, que é o caso da depressão pós-parto.


BabyCenter Brasil

É VERDADE QUE, SÓ PELO EXAME DE TOQUE, O MÉDICO SABE SE A MULHER ESTA GRÁVIDA?

O médico pode até desconfiar num exame de toque que a mulher esteja grávida, bem no comecinho da gestação, mas não dá para dizer com certeza.

O colo uterino de uma mulher não-grávida tem uma consistência firme ao toque, semelhante a sensação de se tocar a ponta do nariz. Na mulher grávida, o colo uterino fica mais mole, devido às modificações hormonais, e a sensação que o médico tem ao tocá-lo é parecida com a de tocar os lábios com a boca fechada.

Essa alteração começa logo no início da gravidez, mas é subjetiva, e não representa certeza de gravidez, e sim apenas um indício. Outro sinal que o médico pode perceber, no exame, é o aumento do volume do útero.

Mas para diagnosticar mesmo a gravidez o médico vai precisar de um teste de farmácia ou de sangue positivos, ou então a imagem do ultrassom mostrando o saco gestacional, a partir de 5 semanas de gestação.

BabyCenter Brasil - Eleonora Fonseca

É VERDADE QUE, AOS 40 ANOS, É MAIS DIFÍCIL ENGRAVIDAR SE A MULHER AINDA NÃO TEVE FILHOS?

Ouve-se com frequência que é mais difícil engravidar depois dos 40 quando se trata do primeiro filho. Mas a afirmação não é verdadeira.

A fertilidade feminina cai com a idade, e mais acentuadamente após os 40 anos, independentemente do número de gestações anteriores.

A diferença é que uma mulher que aos 40 anos já teve um filho sabe que provavelmente não tem determinados problemas para engravidar. Já uma mulher de 40 anos que nunca engravidou pode ter alguma causa de infertilidade desconhecida até então.

Mas não é porque uma mulher já engravidou na vida que ela não vai enfrentar problemas para ficar grávida de novo. Infelizmente, existe a infertilidade secundária, nome dado aos casos em que a mulher já teve um filho e não consegue engravidar de novo.

Moral da história: se você tem mais de 40 anos e quer ter seu primeiro filho, suas chances de engravidar provavelmente são as mesmas de uma mulher da mesma idade que já tenha tido filhos.

BabyCenter Brasil - Eleonora Fonseca

DESMAME

O que é o desmame?
É o processo pelo qual o bebê deixa de se alimentar através do aleitamento materno e passa a receber todos os nutrientes de que precisa através de outras fontes alimentares.

Algumas mães preferem escolher o momento para parar de amamentar, enquanto outras deixam a decisão nas mãos do bebê. Os especialistas recomendam que o desmame seja feito por vontade da criança, a qual, segundo eles, dará sinais de que está pronta (física e emocionalmente) para deixar de mamar. Quando motivado pela mãe, o desmame requer muita paciência e pode levar algum tempo. Esse tempo varia muito de criança para criança, mas pode se estender de algumas semanas apenas a até seis meses.

Desmamar uma criança não deixa de ser como uma longa despedida cheia de emoções misturadas -- às vezes dolorosas, às vezes liberadoras. O importante é que o desmame não signifique o fim da intimidade que você estabeleceu com seu filho durante o aleitamento. Você só terá que substituí-lo por outras formas de carinho. Se a hora da mamada servia para confortar o bebê, procure ler ou cantar para acalmá-lo.

Quando devo começar o desmame?
Se puder, não estabeleça um calendário fixo para deixar de amamentar. Procure observar se seu filho já dá sinais de que está pronto para isso. Observe se ele demonstra menos interesse pelo peito, se já substituiu algumas mamadas por outros tipos de alimentos ou até se prefere brincar. Você, melhor do que ninguém, saberá julgar.

Como faço para desmamar meu bebê?
Vá devagar. Os especialistas aconselham a não parar de amamentar de repente, porque a experiência pode ser bastante traumática para a criança e nada confortável para você. Passar, por exemplo, um fim de semana longe do seu filho não é uma boa forma de encerrar o aleitamento, já que poderá deixá-la com seios cheios demais e até levar a uma mastite.

Se o bebê não mostra sinais de que está pronto para parar de mamar, o desmame possivelmente será enfrentado com resistência. Tente ser paciente. Lembre-se de que a amamentação não é somente fonte da nutrição da criança, é também de conforto. Tendo isso em mente, o melhor a fazer é ajudar o bebê a se ajustar à nova rotina. Você pode experimentar os seguintes métodos:

Só ofereça o peito quando seu filho demonstrar interesse. Se o bebê estiver distraído na hora da mamada ou se abocanhar o peito por segundos apenas, pode ser que esteja indicando que é um bom momento para parar. Pule uma mamada e veja o que acontece. Dê leite em um copinho ou na mamadeira. Você pode tirar seu próprio leite ou dar uma fórmula infantil (no caso de crianças maiores que 1 ano, o leite de vaca integral também pode ser oferecido). Ao ir perdendo uma mamada por vez, a criança tem tempo para se adaptar às mudanças. Sua produção de leite também vai diminuir gradualmente, sem deixar os seios ingurgitados ou com uma possível mastite (inflamação mamária).

Atrase as mamadas. Tente adiar as mamadas se estiver amamentando só de vez em quando. Quando seu filho pedir o peito, diga que não chegou a hora ainda e procure distraí-lo. Este método funciona bem com crianças um pouco mais velhas, com quem é possível tentar argumentar. Em vez de dar de mamar no começo da noite, espere até a hora de dormir.

BEBÊS PODEM USAR ANDADORES?

Colocar um bebê num andador é como dar uma Ferrari a um adolescente: o risco de acidente é enorme. Tanto que, em abril de 2007, o Canadá proibiu esse tipo de equipamento.

Dados britânicos também mostram que o andador é o equipamento infantil que mais provoca acidentes e lesões, em especial devido à velocidade que os bebês podem atingir.

A maioria dos acidentes acontece quando o bebê tromba em alguma coisa, encontra um degrau ou um obstáculo e o andador vira. Um simples sapato ou brinquedo no meio do chão já pode causar esse tipo de acidente. Em geral, a primeira parte do corpo do bebê a ser atingida em um acidente com andador é a cabeça, podendo haver traumatismos cranianos de diversas proporções -- desde leves, sem consequências, até bem mais graves e, em casos extremos, fatais.

Outro perigo é a falsa sensação de segurança que o andador transmite a quem está tomando conta da criança. Como ela está presa no andador, as pessoas tendem a deixá-la por mais tempo sozinha, quando na verdade deveria acontecer justamente o contrário. O bebê provavelmente fica mais seguro se está no chão, desde que o ambiente tenha sido preparado para ele.

Além disso, os andadores não contribuem nada para a criança aprender a andar. Na verdade, podem até atrasar um pouco o processo. Para atingir os marcos do desenvolvimento, o bebê precisa passar pelas fases de rolar, sentar, engatinhar (é verdade que alguns pulam essa fase) e brincar no chão.

Segundo o pediatra Paulo Sérgio de Barros Ferreira, "os estímulos proporcionados pelo andador são inadequados quando comparados com aqueles mais instintivos dados pelos pais que acompanham a criança nos seus primeiros passos".

"Algumas crianças que utilizam andador por muito tempo tornam-se mais inseguras no momento em que precisam andar sem qualquer apoio, demorando mais tempo ainda para poder andar sozinhas", diz o médico.

Se você quiser mesmo usar um andador, leve em conta que eles só são adequados para bebês de mais de 9 meses, que já sentem e engatinhem, e que a criança deve ficar sob vigilância máxima quando estiver nele. Além disso, o tempo de uso precisa ser limitado.

Melhor mesmo é deixar o bebê explorar e se divertir no chão.

BabyCenter Brasil

FILHO ÚNICO, VANTAGEM OU DESVANTAGEM?

Muito se fala sobre o comportamento mimado, egoísta e genioso da criança que é o único fruto de um casal. Isso pode ser considerado um mito em um mundo onde as famílias que optam por ter apenas um filho crescem cada dia mais.

Quanto maior poder aquisitivo, maior o número de casais que escolhem por ter apenas um filho pensando em satisfazer as necessidades da criança. A idéia é coloca-lo em uma boa escola e um bom plano de saúde, que estão cada vez mais caros, além de aulas extras como natação e inglês. Soma-se isto a opção da mulher a ter um filho mais tarde para priorizar a profissão. O capricho, a geniosidade e o egoísmo podem aparecer tanto em uma criança que é filha única ou que tenha irmãos. Esse perigo é maior nos filhos únicos porque os pais não têm com quem dividir os excessos. Tudo é para uma única criança. E é esse excesso que prejudica. Mas que fique claro: não é regra que todo filho único vai ser chato, mimado e egocêntrico. Depende sobretudo da educação dos pais. Isso mesmo! Depende da educação dos pais. Nada pode ser em excesso. Carinho, limites, atenção, brinquedos, amor e proteção devem ser tudo equilibrado. Não é todo passeio ao shopping que tem que terminar em um brinquedo novo. Não é porque você trabalhou o dia todo e teve pouco tempo para o seu filho que deixará que ele faça tudo o que quiser. A criança precisa ter regras e limites, mas sem deixar de dar amor. Carinho e atenção não estão embutidos dentro de um presentinho. Muitas mamães ficam preocupadas quanto à socialização do filho único. Explica-se: A criança, neste caso, não terá um irmão para dividir a vida infantil. Seus amiguinhos de escola costumam ser as referências. Por nem sempre conhecer o estilo e conduta dos amiguinhos do filho, a mãe teme pelo futuro de seu pequeno. Normal. Mas estudos destacam que filhos únicos criados de forma equilibrada e sem excessos crescem sem problemas de convivência.

Argumentos - Uma pesquisa realizada pela da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Pediatrics, avaliou 13 mil estudantes do ensino fundamental e médio e descobriram que o fato de não ter irmãos não atrapalha as habilidades sociais de um adolescente. As crianças se socializam bem tanto na escola, fora e atividades extras. Outro estudo feito há mais tempo foi realizado no Brasil, publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria (Volume 26, nº1), não aponta diferenças significativas entre crianças com irmãos e filhos únicos. Na questão dos filhos únicos serem mais maduros por conviverem mais só com adultos não apareceu já que a preocupação com futuro e vestibular foi semelhante.

“Contrariamente à impressão de que os filhos primogênitos ou únicos tendem a ser diferentes dos demais, neste estudo não se detectaram diferenças entre filhos únicos, primogênitos e não primogênitos quanto ao relacionamento com os pais, presença de namorada e prática de esportes”, garantem os pesquisadores. Não tenham medo de escolher a opção de ter só um filho. Bom exemplo e atitudes sem exageros garantem que o filho único tenha uma vida normal como qualquer outra criança. O excesso de mimo parte dos pais, avós e demais grandinhos. A criança é um reflexo disso.

Guia do Bebê - Bruno Rodrigues

CONSENTIMENTO SEXUAL REDUÇÃO DA IDADE

Um dos principais ativistas homossexuais da Inglaterra de novo reivindicou a redução da idade de consentimento sexual de 16 para 14, dizendo que isso reduzirá os incidentes de abuso sexual de jovens. Peter Tatchell, fundador do grupo OutRage! (Revolte-se!), escreveu no site Big Think: “Quer gostemos ou não, muitos adolescentes têm sua primeira experiência sexual por volta da idade de 14 ou 15.” “Se quisermos proteger os jovens, e eu quero, o melhor jeito de fazer isso é não os ameaçando de prisão, mas dando-lhes educação franca e de alta qualidade envolvendo sexo e relacionamentos sexuais, inclusive para crianças bem novas. Isso inclui dar a eles mais permissões e autoridade, com treinamento, conhecimento e confiança para dizer não aos avanços sexuais indesejados e denunciar abusadores sexuais. Em comparação com a abrangente criminalização de menores de idade sexualmente ativos, essa estratégia de dar permissões é um jeito mais eficiente de proteger os jovens de pressões dos amigos e dos pedófilos”.

Uma idade de consentimento mais elevada realmente coloca adolescentes mais jovens em maiores riscos de abuso “ao reforçar a ideia de que jovens abaixo de 16 anos não têm direitos sexuais”, Tatchell disse. “Eles dão o sinal de que um jovem não tem a capacidade de fazer uma escolha racional e moral sobre quando ter sexo.”

“Culpa e vergonha sobre sexo também aumentam a probabilidade de abuso sexual ao incentivar a malícia e o segredo em que se desenvolve o abuso”, ele acrescentou. “Apesar do que os puritanos e odiadores do sexo dizem, sexo entre menores de idade é em grande parte feito de forma consentida, segura e divertida”, Tatchell disse. “Se danos são provocados, geralmente não é como consequência do sexo em si, mas por causa de abuso emocional dentro de relacionamentos e por causa de sexo inseguro, que pode transmitir infecções e engravidar meninas novas quando elas não estão preparadas para ser mães.”

OutRage! está há muito tempo fazendo pressão política em prol da redução da idade de consentimento na Inglaterra, onde a idade já havia sido reduzida para atos homossexuais da idade de 21 em 1994 e de novo em 2000 para 16, depois de intensa pressão política de ativistas homossexuais.

Carolyn Moynihan, jornalista de Auckland com interesse pessoal em questões de família, respondeu na Mercatornet, dizendo que é “um pouco surpreendente” que Tatchell tenha feito a sugestão na época em que fez parte de uma manifestação contra o Papa Bento, ao qual ele acusa de não proteger jovens de predadores sexuais.

Moynihan disse: “É claro que sempre haverá menores de idade que têm sexo, mas isso não significa que a lei deveria fazer vista grossa. Sexo é uma parte muito complicada da conduta humana que é complexa demais para os jovens entenderem.”

Ela citou estudos que mostram que os jovens, principalmente as meninas, que têm sexo muito cedo muitas vezes lamentam. Ela cita David Lindsay, colunista do jornal Daily Telegraph, dizendo: “O sexo é para pessoas que sabem como lidar com as consequências, físicas e outras. Numa palavra, adultos.”

(LifeSiteNews)

Nota: Pouco a pouco, o Sodom Way of Life vai sendo institucionalizado e confirmado por leis. O sal da terra precisa fazer mais por este mundo que está quase sem sabor.

E digo mais, onde parará as consequências em crianças de 14 anos que não sabem o que querem da vida ainda? Precisamos ficar alertas e defender nossas crianças de pessoas que pensam desta maneira.

CASAMENTO ELE (A) TEM A VERDADE QUE SIGO?

Há cristãos que se arriscam a casar com pessoas que não possuem compromisso de fidelidade com Deus. Este é um dos casos que exige o maior cuidado com estudo e oração. Essa união promove a verdaeira felicidade? A vida cristã será favorecida? Essa união é do agrado de Deus?

Antes de dar a mão em casamento, deveria todo homem e toda mulher indagar se aquele com quem está para unir seu destino, é digno. Qual é seu passado? É pura a sua vida? É o amor que ele ou ela exprime de caráter nobre, elevado, ou é simples inclinação emotiva? Tem os traços de caráter que a tornarão feliz? Poderá ela encontrar verdadeira paz e alegria na afeição dele? Ser-lhe-á permitido, a ela, conservar sua individualidade, ou terá de submeter seu juízo e consciência ao domínio do marido? Como discípula de Cristo, ela não pertence a si mesma, foi comprada por preço. Pode honrar as reivindicações do Salvador como supremas? Serão conservados puros e santos o corpo e a alma, os pensamentos e propósitos? Essas perguntas têm influência vital sobre o bem-estar de toda mulher que se casa. A religião é necessária no lar. Só ela pode prevenir os ofensivos erros que tantas vezes amarguram a vida conjugal. Unicamente onde Cristo reina, pode haver amor profundo, verdadeiro, altruísta. Então uma pessoa e outra se amalgamarão, e as duas vidas se fundirão em harmonia. Anjos de Deus serão hóspedes do lar, e suas santas vigílias santificarão a câmara matrimonial. Será banida a vil sensualidade. Os pensamentos serão dirigidos para Deus, no alto; a Ele ascenderá a devoção do coração. O coração anela o amor humano, mas esse amor não é bastante forte, ou bastante puro, ou precioso bastante, para suprir o lugar do amor de Jesus. Unicamente em seu Salvador pode a esposa encontrar sabedoria, força e graça para enfrentar os cuidados, responsabilidades e tristezas da vida. Deve constituí-Lo sua força e guia. Que a mulher se entregue a Cristo antes de se entregar a qualquer homem, e não assuma qualquer relação que entre em atrito com isso. Os que encontram a verdadeira felicidade, precisam da bênção dos Céus sobre tudo que possuem e fazem. É a desobediência a Deus que enche de miséria a tantos corações e lares. Minha irmã, a menos que desejes ter um lar de onde nunca se levantam as sombras, não te unas com um homem que é inimigo de Deus. Pergunte-se a si mesma: “Não desviará um marido descrente os meus pensamentos de Jesus? Ele é amante dos prazeres mais do que amante de Deus; não me levará a apreciar as coisas de que gosta?”

As Ordens de Deus
O Senhor ordenou ao Israel antigo que não se permitissem casamentos com pessoas das nações idólatras ao seu redor: “Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos.” É dada a razão para isso. A Infinita Sabedoria, prevendo o resultado de semelhantes uniões, declara: “Pois fariam desviar teus filhos de Mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.” “Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que Lhe fosses o Seu povo próprio, de todos os povos que sobre a Terra há.” “Saberás pois que o Senhor teu Deus é Deus, o Deus fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que O amam e guardam os Seus mandamentos; e dá o pago em sua face a qualquer dos que O aborrecem, fazendo-o perecer; não será remisso para quem O aborrece, em sua face lho pagará.” Deut. 7:3, 4, 6, 9 e 10. No Novo Testamento existem proibições semelhantes acerca do casamento de cristãos com ímpios. O apóstolo Paulo, em sua primeira carta aos coríntios, declara: “A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.” I Cor. 7:39. De novo, em sua segunda epístola, escreve: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei; e Eu serei para vós Pai e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.” II Cor. 6:14-18. Quem ousará desrespeitar estas direções claras e positivas? As ordens que citei não são palavras de homens, mas de Deus. Mesmo que o companheiro de tua escolha fosse em todos os outros aspectos digno, no entanto, ele não aceitou a verdade para este tempo; é um descrente, e és pelo Céu proibida de unir-te a ele. Não podes, sem perigo para tua alma, desrespeitar esta ordem divina. Desejo advertir-te de teu perigo, antes que seja tarde unires-te a um incrédulo é colocares-te no terreno de Satanás. Ofendes o Espírito de Deus e perdes Sua proteção. Podes sujeitar-te a tão terríveis desvantagens na peleja da batalha pela vida eterna? Lembra-te de que tens um Céu a ganhar, e um caminho aberto para a perdição, a evitar. Quando Deus diz uma coisa, quer dizer isso mesmo. Quando proibiu aos nossos primeiros pais comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, sua desobediência abriu a todo o mundo as comportas da desgraça. Se andarmos contrariamente a Deus, Ele andará contrariamente a nós. Nosso único procedimento seguro é prestar obediência a todas as Suas ordens, sejam quais forem as custas. Todas as Suas exigências se fundam em infinito amor e sabedoria. Testimonies, vol. 5, págs. 361-365.

Como nos Dias de Noé
“Como aconteceu nos dias de Noé”, disse Cristo, “assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.” Luc. 17:26 e 27. O povo desta geração casa-se e dá-se em casamento com o mesmo desenfreado desrespeito às ordens de Deus que foi manifesto nos dias de Noé. Há no mundo cristão uma assombrosa, alarmante indiferença para com os ensinos da Palavra de Deus acerca do casamento de cristãos com descrentes. Muitos que professam amar e temer a Deus preferem seguir a inclinação de seu próprio espírito, em vez de tomarem conselho com a Sabedoria Infinita. Em uma questão que interessa vitalmente a felicidade e bem-estar de ambas as partes, para este mundo e o porvir, a razão, o juízo e o temor de Deus são postos de parte, permitindo-se que domine o cego impulso, a obstinada determinação. Homens e mulheres de outro modo sensatos e conscienciosos, fecham os ouvidos aos conselhos; são surdos aos apelos e rogos de amigos e parentes, e dos servos de Deus. A expressão de um aviso ou advertência é considerada impertinente intromissão, e o amigo que é fiel bastante para pronunciar uma admoestação, é tratado como inimigo. Tudo isto é como Satanás deseja. Ele tece seu encanto em volta da alma, e esta se torna enfeitiçada, apaixonada. A razão deixa cair as rédeas do domínio próprio sobre o colo da concupiscência, a paixão não santificada toma o domínio até que, demasiado tarde, a vítima desperta para uma vida de miséria e escravidão. Não é este um quadro traçado pela imaginação, mas apresentação de fatos. Deus não dá Sua sanção a uniões que Ele proibiu expressamente. Por anos tenho estado a receber cartas de diferentes pessoas que contraíram casamento infeliz, e as revoltantes histórias que me apresentaram são bastantes para oprimir o coração. Não é coisa fácil decidir que conselho possa ser dado a esses infelizes, ou como sua dura sorte possa ser aliviada; mas sua triste experiência deveria servir de advertência aos outros. Nesse século do mundo, quando as cenas da história terrestre em breve hão de terminar e estamos prestes a entrar no tempo da angústia tal como nunca houve, quanto menor o número de casamentos realizados tanto melhor para todos, homens e mulheres. Acima de tudo, quando Satanás opera com todos os enganos da injustiça naqueles que perecem, acautelem-se os cristãos para não se unirem com descrentes. Deus falou. Todos os que O temem submeter-se-ão a Suas sábias ordens. Nossos sentimentos, impulsos e afeições têm de dirigir-se rumo ao Céu, não da Terra, não na baixa e vil sarjeta do pensamento e condescendência sensuais. É tempo agora de pôr-se toda alma como à vista do Deus que devem os seguidores de Cristo ser co-obreiros de seu Senhor; devem ser “irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual”, diz Paulo, “resplandeceis como astro no mundo”. Filip. 2:15. Queira Deus ajudar-te a resistir à prova e conservar tua integridade. Apega-te, pela fé, a Jesus. Não decepciones teu Redentor.
Ellen White – Testemunhos Seletos – Volume 2

Blog Sua Casa um Lar

QUANDO COMEÇAR A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA

A Educação Começa com o Bebê
A palavra "educação" significa mais que um curso de estudos num colégio. A educação começa com o bebê, nos braços da mãe. Enquanto a mãe está moldando e formando o caráter dos filhos, ela os está educando. Good Health, julho de 1880. Os pais mandam os filhos à escola; e ao fazê-lo pensam que os têm educado. Mas a educação é uma questão de maior amplitude do que muitos pensam: compreende todo o processo pelo qual a criança é instruída, desde o berço à infância, da infância à juventude, e da juventude à maturidade. Logo que uma criança é capaz de formar uma idéia, deve começar sua educação. Review and Herald, 27 de junho de 1899.

Começar Quando a Mente é Mais Susceptível
Deve a obra de educação e preparo começar na infância da criança; pois então a mente é mais susceptível de receber impressões, e as lições dadas são lembradas. Carta 1, 1877. Devem as crianças ser virtualmente educadas do berço à maturidade na escola do lar. E, como no caso de qualquer escola bem organizada, os próprios professores obtêm importantes conhecimentos; especialmente a mãe, que é o principal mestre do lar, deve aí aprender as mais valiosas lições de sua vida. Pacific Health Journal, maio de 1890. É dever dos pais falarem palavras retas. ... Dia a dia devem os pais aprender na escola de Cristo lições de Alguém que os ama. Então a história do eterno amor de Deus será repetida no lar ao tenro rebanho. 84, 1897.

Estudar o Preparo Precoce
O primeiro preparo dos filhos é assunto que todos devem estudar cuidadosamente. Precisamos tornar a educação de nossos filhos uma preocupação, pois sua salvação depende em grande parte da educação que lhes é dada na infância. Devem os pais e tutores manter eles mesmos pureza de coração e vida, se quiserem que os filhos sejam puros. Como pais e mães, devemos educar e disciplinar a nós mesmos. Então, como mestres do lar, poderemos ensinar a nossos filhos, preparando-os para a herança imortal. Review and Herald, 8 de setembro de 1904.

Começar Bem
Vossos filhos são a propriedade de Deus, comprados por preço. Sede muito escrupulosos, ó pais e mães, ao tratá-los de maneira cristã. Manuscrito 126, 1897. A juventude deve ser cuidadosa e judiciosamente educada, pois os maus hábitos formados na infância e na juventude freqüentemente se apegam à experiência de toda a vida. Queira Deus ajudar-nos a ver a necessidade de começar direito. The Gospel Herald, 24 de dezembro de 1902.

A Importância de Educar o Primeiro Filho
O primeiro filho, especialmente, deve ser educado com grande cuidado, pois ele educará o resto. As crianças crescem segundo a influência daqueles que os rodeiam. Se são tratados pelos que são barulhentos e violentos, tornam-se barulhentos e quase insuportáveis. Manuscrito 64, 1899.

A Planta: uma Lição Objetiva no Preparo da Criança
O desenvolvimento gradual das plantas desde a semente é uma lição objetiva na educação das crianças. Há "primeiro, a erva, depois, a espiga, e, por último, o grão cheio na espiga". Mar. 4:28. Aquele que deu esta parábola, criou a minúscula semente, deu-lhe propriedades vitais e determinou as leis que governam seu desenvolvimento. E as verdades ensinadas pela parábola foram uma realidade em Sua própria vida. Ele, a Majestade dos Céus, o Rei da glória, tornou-Se um recém-nascido em Belém, e por algum tempo representou a indefesa criança sob os cuidados da mãe. Na infância falou e agiu como criança, honrando Seus pais, satisfazendo-lhes os desejos de modo a ajudá-los. Desde o raiar de Sua inteligência, porém, esteve Ele constantemente a crescer em graça e conhecimento da verdade. Educação, págs.106 e 107. Assim, antes de a razão estar completamente desenvolvida, podem as crianças receber dos pais um espírito reto.
 

ORIENTAÇÃO DA CRIANÇA - E.G.W

16/07/2011

EDUCAÇÃO AOS FILHOS COMEÇAM EM CASA

Como um Casal Enfrentou sua Responsabilidade?

Um anjo do Céu veio instruir a Zacarias e Isabel sobre a maneira em que deveriam preparar e educar o filho, para que pudessem trabalhar em harmonia com Deus no preparo de um mensageiro para anunciar a vinda de Cristo. Como pais, deveriam cooperar fielmente com Deus em formar em João tal caráter que o habilitasse a desempenhar a parte que Deus designara para ele como obreiro competente. João era o filho de sua velhice, o filho de um milagre, e os pais podiam ter raciocinado que ele tinha uma obra especial a fazer pelo Senhor, e que Este cuidaria dele. Mas Zacarias e Isabel não raciocinaram assim; mudaram-se para um lugar solitário, no campo, onde o filho não estivesse exposto às tentações da vida na cidade, ou não fosse induzido a separar-se dos conselhos e instrução que eles, como pais, lhe dariam. Desempenharam sua parte quanto a desenvolver no filho um caráter que em todos os sentidos atendesse ao propósito para o qual Deus determinara sua vida. ... Sagradamente cumpriram sua obrigação. Signs of the Times, 16 de abril de 1896.

Considerar os Filhos Como um Depósito

Devem os pais considerar os filhos como lhes tendo sido confiados por Deus para serem educados para a família do alto. Educai-os no temor e no amor de Deus; pois "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria". Sal. 111:10. Signs of the Times, 16 de abril de 1896. Os que são leais a Deus representá-Lo-ão na vida do lar. Considerarão a educação dos filhos como uma obra sagrada, que lhes foi confiada pelo Altíssimo. Manuscrito 103, 1902.

Os Pais Devem Habilitar-se Como Professores Cristãos

A obra dos pais, que tanto significa, é grandemente negligenciada. Pais, despertai da vossa sonolência espiritual e compreendei que os primeiros ensinos que a criança recebe devem ser-lhe dados por vós. Deveis ensinar vossos pequenos a conhecer a Cristo. Esse trabalho deveis fazer, antes que Satanás lance suas sementes em seu coração. Cristo chama as crianças, e estas devem ser conduzidas a Ele, educadas nos hábitos de operosidade, higiene e ordem. Essa é a disciplina que Cristo deseja que elas recebam. Review and Herald, 9 de outubro de 1900. O pecado jazerá à porta dos pais, a menos que estes se controlem e se preparem para se tornar mestres cristãos sábios e dignos de confiança. Manuscrito 38, 1895.

Há Necessidade de União Entre os Pais

O marido e a esposa devem estar intimamente unidos em seu trabalho na escola do lar. Devem ser muito ternos e comedidos na linguagem, para não abrirem uma porta de tentação pela qual Satanás entre para obter uma vitória sobre a outra. Devem ser bondosos e corteses um para com o outro, agindo de tal maneira que se possam respeitar mutuamente. Cada qual deve ajudar o outro a trazer para o lar uma atmosfera agradável e sadia. Não devem divergir na presença dos filhos. Sempre deve ser conservada a dignidade cristã. Carta 272, 1903.

A Instrutora Especial da Criança

A mãe sempre deve ter preeminência nessa obra de educar os filhos. Enquanto sobre o pai repousam graves e importantes deveres, a mãe pela associação quase constante com os filhos, especialmente durante seus mais tenros anos, deve ser sempre sua instrutora e companheira especial. Pacific Health Journal, janeiro de 1890.

Uma Educação Mais Ampla

Os pais devem aprender a lição de implícita obediência à voz de Deus, que lhes fala por Sua Palavra; e ao aprendê-la poderão ensinar aos filhos o respeito e a obediência, tanto na palavra como na ação. Essa é a obra que deve ser empreendida no lar. Os que assim fizerem se sublimarão ao reconhecerem que devem elevar os filhos. Tal educação significa muito mais que a mera instrução. Manuscrito 84, 1897.

Não é Aceitável uma Obra Casual

Uma obra feita ao acaso no lar não suportará um exame no juízo. Os pais cristãos devem combinar a fé com as obras. Como Abraão ordenou a sua casa após si, assim devem eles ordenar a sua. É dada a norma que cada pai deve elevar: "Guardem o caminho do Senhor." Gên. 18:19. Qualquer outro caminho é uma vereda que leva, não à cidade de Deus, mas às fileiras do destruidor. Review and Herald, 30 de março de 1897.

Examinem os Pais a sua Obra

Examinarão os pais sua obra de educar e ensinar os filhos, e considerarão se têm cumprido todo o seu dever, com esperança e fé, para que esses filhos possam ser uma coroa de júbilo no dia do Senhor Jesus? Têm trabalhado de tal maneira para o bemestar dos filhos que Jesus os possa contemplar do Céu e, pelo dom do Seu Espírito, santificar-lhes os esforços? Pais, pode ser vossa parte preparar vossos filhos para a maior utilidade nesta vida, e para participar afinal da glória na vida por vir. Good Health, janeiro de 1880.
 
ORIENTAÇÃO DA CRIANÇA - E.G.W

LIVROS SOBRE VAMPIROS PODEM AFETAR COMPORTAMENTO

Cientistas e professores de literatura promoveram encontro em Cambridge, Inglaterra, para discutir como livros sobre vampiros e outras fantasias podem afetar a mente dos jovens. O objetivo é estudar como a adolescência é afetada por estes livros. As informações são do site LiveScience. O maior exemplo dado pelos cientistas é o livro Crepúsculo, que fez sucesso também nos cinemas. Há a possibilidade de livros fantasiosos afetarem de forma negativa o cérebro dos adolescentes. Os jovens são mais suscetíveis a influência de qualquer coisa que esteja próxima a ele, como experiências, objetos, literatura e música, por exemplo. “O cérebro de um jovem processa informações de forma diferente a de um adulto”, disse a apresentadora do encontro, Karen Coats, professora de inglês da Universidade de Ilinóis, Estados Unidos, em entrevista ao site. “Portanto, eles têm mais dificuldade em perceber que modelos estão seguindo, podendo ser influenciados por livros de fantasia e nem perceber.”

Durante o encontro, foi discutido o livro Crepúsculo, e como ele pode contar partes antifeministas, e como isso pode mudar o comportamento dos jovens fãs da série. Alguns dos pesquisadores disseram que as mulheres fãs do livro são influenciadas e passam a adotar comportamento passivo em relação aos homens.

Outro objetivo do encontro foi discutir o porquê dos jovens gostarem tanto de história com vampiros e zumbis, e como isso afeta o comportamento além da leitura de um livro. (Terra)

Nota: Claro que o foco dos debatedores no encontro não era o impacto espiritual de uma série como Crepúsculo (e assemelhadas). Mas, se esse tipo de literatura (e filmes) pode afetar o comportamento, o que dirá da espiritualidade? Cristãos não podem ser ingênuos ao ponto de pensar que, no grande conflito entre o bem e o mal (cujo palco principal é a nossa mente), conteúdos interiorizados não têm influência sobre nós. Neste mundo, nenhum conteúdo é neutro. Ou “ajunta” ou “espalha”. Decida-se.

Blog Criacionismo

É VERDADE QUE SE HÁ GÊMEOS NA FAMÍLIA A CHANCE TER MÚLTIPLOS AUMENTAM?

A herança familiar para gestações gemelares está ligada aos casos de gêmeos dizigóticos, ou não-idênticos, pois nesses casos existe a herança da mulher liberar dois óvulos em um mesmo ciclo. Os dois óvulos podem ser fecundados por dois espermatozoides e gerar dois embriões distintos.

O que importa, nesse caso, é o histórico familiar da futura mamãe, e não do futuro pai. A mulher, no entanto, pode ter recebido da mãe ou do pai a herança de ovular mais de uma vez a cada ciclo menstrual.


Resumo: mulher que tenha gêmeos não idênticos na família, tanto por parte de mãe quanto por parte de pai, pode ter mais chance de ter mais de um bebê numa gestação só. O histórico familiar do futuro papai não influi.

Os casos de gemelares monozigóticos, ou idênticos, não se devem a herança genética (pelo menos que a ciência saiba até hoje), mas sim ao acaso. Nestas gestações um único ovo fecundado divide-se em dois, gerando dois embriões idênticos.

Outros fatores que influenciam a ocorrência de gestações gemelares são: idade materna (chance maior quando a mãe é muito nova ou mais velha) e raça (mais prevalente em negras).

A gravidez gemelar costuma ser descoberta por meio de um ultrassom ainda no primeiro trimestre da gravidez.
 
BabyCenter Brasil - Eleonora Fonseca

É VERDADE QUE CHUPAR DEDO OU CHUPETA DEFORMA A BOCA DA CRIANÇA?

Não, não é verdade que o uso de chupeta ou o hábito de chupar o dedo deformem os dentes ou a arcada dentária da criança, desde que o costume acabe quando ela tiver no máximo 4 anos.

A necessidade de sugar é natural para o bebê, e ajuda a acalmá-lo. Por isso o uso de chupeta ou o dedo na boca podem acabar sendo inevitáveis quando a criança é pequena.

No entanto, é melhor convencer seu filho a abandonar a chupeta ou o hábito de chupar o dedo antes que os dentes permanentes nasçam. Aí sim os dentes da frente podem mudar de posição ou apresentar problemas de desenvolvimento.

Se seu filho gosta de usar a chupeta ou tem o costume de chupar o dedo, faça um acompanhamento bem cuidadoso no dentista, para que ele determine se está havendo algum problema.

Segundo o pediatra Fábio R. Picchi, do Conselho Médico do BabyCenter, a deformidade que pode aparecer na boca quando a criança é mais velha é mais evidente com a chupeta que com o polegar.

Jamais molhe a chupeta no açúcar ou no mel para dar à criança. Isso sim faz mal para os dentes.

BabyCenter Brasil

É VERDADE QUE A ALTURA DA CRIANÇA AOS 2 ANOS MULTIPLICADA POR 2 É A ALTURA QUE ELA TERÁ QUANDO ADULTA?

A princípio, quando se observam gráficos ou curvas de crescimento de instituições como Organização Mundial da Saúde (OMS) ou Academia Americana de Pediatria (curvas essas que são resultado de rigorosos e extensos estudos estatísticos com diferentes populações), o que se vê é que, realmente, se se dobrar a estatura de uma criança aos 2 anos, daria para chegar à altura final após a adolescência.

Mas, em se tratando de seres humanos, não é possível ser tão simplista, pois vários fatores podem modificar essa evolução, como a puberdade antecipada nas meninas (comprometendo a altura final) ou a puberdade mais atrasada, comum no meninos (aumentando a altura final).

Outro fator importante é a altura dos pais, ou seja, a herança genética de cada criança. Alguns meninos, por exemplo, apresentam uma altura até elevada aos 2 anos, mas, após essa fase, a curva de crescimento desacelera, no caso daqueles que têm pais mais baixos.

Finalmente, é preciso lembrar que a alimentação adequada, com uma dieta balanceada e rica em nutrientes, ao longo da infância é fundamental para que as crianças atinjam todo o seu potencial de crescimento. 

BabyCenter Brasil - Fábio R. Picchi

É VERDADE QUE É PERIGOSO DEIXAR A CRIANÇA NADAR DEPOIS DE COMER?

Não é verdade que brincar na piscina ou entrar no mar depois de comer cause a chamada "congestão". Afogamentos são a segunda causa de morte acidental de crianças de 1 a 14 anos no Brasil, mas esse tipo de acidente não está ligado ao fato de a pessoa ter ou não se alimentado logo antes de entrar na água.

É até possível imaginar que a criança vá sentir dor de barriga ou enjoo se for nadar depois de comer muito. Mas, em princípio, o mal-estar não provoca desmaio.

É provável que o mito tenha surgido na praia, com o afogamento de adultos que comiam e bebiam muito (especialmente álcool) e depois entravam no mar sem os cuidados de segurança.

Especialistas recomendam que, após uma refeição completa, a criança descanse cerca de meia hora antes de iniciar uma atividade física muito intensa -- e qualquer brincadeira na água costuma ser bem intensa. O mesmo vale para adultos e para atividades fora d'água. O objetivo é evitar um eventual mal-estar, mas que não seria suficiente para causar um afogamento.

Depois que comemos, os vasos sanguíneos de todo o sistema digestório dilatam, para que ocorra o processo de digestão e absorção dos nutrientes da comida. É por isso que ficamos sonolentos depois de comer bastante. Só que essa dilatação não chega a ser suficiente para "tirar o oxigênio do cérebro" e provocar um desmaio em plena água.

O mais importante para evitar afogamentos é estar sempre por perto e de olho na criança enquanto ela brinca na água, mesmo que seja numa piscininha bem rasa. Uma criança pequena pode se afogar em menos de um minuto.

Caso seu filho faça aula de natação, é melhor dar um intervalo de pelo menos uma hora entre a comida e a atividade.

E, a propósito, tomar banho logo depois de comer também não representa nenhum perigo, a não ser de uma grande sujeira no caso de bebês pequenininhos.


Embora não haja o risco de "congestão", há alguns bons motivos para você evitar colocar seu filho na água de barriga cheia, sugeridos por leitores do BabyCenter:

1. Seu filho pode vomitar na piscina!

Professores de natação contam que já viram muito danoninho fazer uma aparição inesperada dentro na piscina. É desagradável para todo mundo. O mesmo vale para a hora do banho. Imagine seu bebê vomitar dentro da banheira ou na toalha limpinha?

2. Você precisa de um tempinho

"Há pelo menos três gerações, minha família usa essa desculpa para dar um descanso à mãe depois de tanto tempo atrás das crianças dentro d'água", conta uma leitora. Já que depois de comer as crianças "não podem" entrar na água, elas vão brincar de outra coisa, mais segura, que não exija tanto esforço dos pais.

3. Seu filho fica protegido do sol mais forte

"Sempre disse aos meus filhos que não se pode nadar depois do almoço, porque esse é o melhor jeito de mantê-los longe do sol mais forte e evitar queimaduras", contou uma leitora.

4. Nadar antes de comer aumenta o apetite

"O melhor horário para minha filha nadar é antes do almoço. Ela come muito melhor depois", afirma uma leitora.

5. Você respeita os costumes e evita brigas

No final das contas, o filho é seu e quem manda é você. Se você acha que não é para entrar na água, então não é para entrar na água e ponto final. E você ainda aproveita para fugir de discussões com certos parentes tradicionalistas, que iam acham um absurdo "deixar a pobre criança entrar na água de barriga cheia". 
BabyCenter Brasil

É VERDADE QUE AS PESSOAS PRECISAM LAVAR AS MÃOS PARA PEGAR UM RECÉM-NASCIDO?

Sim, as pessoas devem lavar as mãos antes de segurar um recém-nascido no colo. Lavar as mãos é o jeito mais eficiente de evitar a disseminação de doenças. Recém-nascidos ainda são frágeis, e eventuais infecções que peguem podem se agravar rapidamente, por isso todo cuidado é pouco.

Mãe e pai devem lavar as mãos com frequência, principalmente depois de trocar a fralda do bebê, depois de usar o banheiro, depois de brincar com animais domésticos e antes de dar de mamar.

Se há crianças maiores em casa, ensine-as a lavar bem a mão com água e sabão.

Acostume-se a usar hidratante para as mãos, porque elas certamente vão ressecar devido às lavagens frequentes.

Quando houver alguém resfriado ou doente na casa, a lavagem das mãos de todo mundo vai precisar aumentar ainda mais de frequência. O álcool gel também é eficiente para os momentos em que não há água e sabonete à disposição.

Adquirimos infecções virais ou bacterianas tão frequentemente por mãos contaminadas como pela tosse ou espirros, mas a primeira forma de contágio, pelas mãos, é geralmente esquecida pelas pessoas.

Não precisa ter vergonha de pedir às visitas que lavem as mãos antes de segurar o bebê, principalmente se elas tiverem acabado de chegar da rua.

Um truque para evitar situações embaraçosas é pedir ao irmãozinho mais velho que lembre as pessoas de lavar a mão antes de segurar o bebê. Ou então já oferecer assim: "Você não quer ir lavar as mãos para segurar o bebê um pouquinho?"

Se conseguir, tente evitar também que, na rua, as pessoas segurem a mãozinha do bebê. As mãos do bebê vão direto para a boca. Adote você também o hábito: para fazer um carinho num bebezinho, passe de leve a mão na cabecinha ou pegue no pezinho, não na mão.

BabyCenter Brasil

É VERDADE QUE PASSAR LEITE MATERNO NO OLHO DO BEBÊ COM CONJUNTIVITE AJUDA A DESINFLAMAR?

Sim, é verdade que passar leite materno nos olhos do bebê com conjuntivite ajuda a melhorar! Embora pareça mito ou uma daquelas histórias do tempo das bisavós, o leite materno, em especial nas primeiras semanas, é extremamente rico em anticorpos, enzimas e outras proteínas e substâncias que atuam na imunidade local, servindo como uma espécie de barreira à invasão bacteriana.

Na prática vemos que pingar o leite materno -- que é estéril, ou seja, livre de qualquer contaminação -- nos olhos de um bebê com conjuntivite cura grande parte das infecções.

É claro que, se não há uma resposta na redução da secreção e da inflamação ocular em um a dois dias, precisamos então passar a tratar com colírios contendo antibióticos.

Em ambas as condutas, a higiene da secreção deve ser feita com solução fisiológica a 0,9% estéril, e gazes trocadas para cada olho e em cada aplicação.

BabyCenter Brasil - Fábio R. Picchi

É VERDADE QUE DAR CEREAL A NOITE AJUDA O BEBÊ A DORMIR A NOITE INTEIRA?

Não, dar mamadeira engrossada com cereal ou mingau à noite não ajuda bebês pequenininhos a dormir a noite inteira.

Segundo especialistas, o que vai definir quando o bebê vai dormir a noite inteira é a maturidade do organismo dele, não a quantidade de comida que ele recebe no fim do dia. E essa maturidade varia de bebê para bebê.

Existe até o risco de o alimento mais pesado acabar despertando o bebê de madrugada, com uma bela fralda de cocô, por exemplo.

Além disso, autoridades de saúde como o Ministério da Saúde e a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendam que os bebês sejam alimentados apenas com leite até os 6 meses de idade. Ou seja, é melhor esperar mais um pouco para experimentar dar mingau ou engrossar a mamadeira. 
 
Sempre converse com o pediatra antes de mudar a alimentação de um bebê de menos de 6 meses.

Depois dos 6 meses, são raras as crianças que continuam acordando à noite porque têm fome. Antes de "turbinar" a mamadeira de antes de dormir, verifique se seu filho está jantando direitinho, e principalmente se o despertar noturno é por fome mesmo.

Em grande parte dos casos a criança quer apenas a companhia dos pais. 
 
Procure ter um pouco mais de paciência. Se você ensinar bons hábitos de sono desde cedo e enquanto isso for segurando as pontas das noites maldormidas, com sorte terá, em breve, um bebê que dorme por períodos mais longos. 
 
BabyCenter Brasil

05/07/2011

É VERDADE QUE CHORAR DEIXA OS PULMÕES DO BEBÊ MAIS FORTES?

Não, abrir um berreiro não vai deixar os pulmões do bebê mais saudáveis. Para o bebê, não há nenhum benefício físico ou emocional no velho conselho que diz "deixa chorar, faz bem para os pulmões". Bebês choram por algum motivo, embora muitas vezes seja difícil decifrar a causa. Podem estar com fome, com sono, incomodados ou excitados demais. Para acalmá-los, normalmente basta alimentá-los, deixá-los sugar alguma coisa, eliminar a causa do desconforto ou simplesmente oferecer um pouco de aconchego. E às vezes eles só precisam desabafar, e isso pode levar algum tempo, portanto prepare os ouvidos e a paciência. Talvez a ideia de que chorar faz bem para os pulmões tenha sua origem no primeiro choro do bebê, aquele que ele dá ao sair da barriga da mãe. Esse primeiro choro sim, é saudável. É um sinal de que os pulmões estão funcionando, e serve para eliminar algum resto de líquido amniótico que ainda esteja no sistema respiratório da criança. Há muita polêmica quanto à estratégia de "deixar chorar" para ensinar o bebê a dormir. Você pode escolher o método que preferir, mas saiba que os pulmões não vão sair mais fortes da empreitada. Nos últimos meses do primeiro ano e em especial após 1 ano de idade, é muito comum o choro ininterrupto sem nenhum motivo físico aparente, geralmente sem lágrimas, quando a criança é contrariada. É a famosa crise de birra. Nesses casos, também não há nenhuma repercussão (positiva ou negativa) para os pulmões.

BabyCenter Brasil

OUVI DIZER QUE O PARTO NORMAL PODE ALARGAR A VAGINA DA MULHER. É VERDADE?

Um parto normal bem assistido não provoca sequelas na região porque, se houver alguma lesão, os médicos recompõem o períneo (região entre a vagina e o ânus) depois. O que existe, tanto em um parto vaginal como na cesariana, é um afrouxamento da musculatura abdominal durante a gestação, que acompanha a expansão do útero e pode afetar o orgasmo feminino posteriormente. Para evitar isso, é sempre bom fazer atividades físicas e exercícios para o assoalho pélvico durante o pré-natal e também na fase pós-parto. Mas é importante que se diga que o parto normal, principalmente de um ou dois filhos, não vai modificar a vida sexual de ninguém. A maioria dos problemas sexuais de um casal não está ligada a questões físicas. O que acontece, por exemplo, é que só de assistir ao parto, ver aquela cabecinha saindo da vagina da mulher, muitos homens podem ficar impressionados -- e o aspecto psicológico disso não deve ser ignorado na hora de se decidir quem acompanhará o parto e sob que ângulo de visão. A chegada de um filho, sem dúvida, muda a vida sexual dos parceiros, que precisarão de muito entendimento para retomar o conforto físico e emocional necessário para uma sexualidade saudável e prazerosa. A diminuição da libido nos primeiros meses de vida do bebê normalmente deve-se ao cansaço e não a modificações decorrentes do parto.

BabyCenter Brasil - Mário Brulacchini

É VERDADE QUE SE SUA MÃE TEVE CESARIANA VOCÊ PROVAVELMENTE TERÁ TAMBÉM?

Não, não há risco hereditário de uma mulher ter que fazer uma cesariana só porque foi esse tipo de parto que a mãe teve. O único motivo para uma grávida passar por uma cesárea como a mãe é se compartilhar com ela os fatores médicos que levaram à decisão sobre essa forma de parto, como gestação de gêmeos ou mais, bebê grande demais para passar com segurança pela bacia, problemas de placenta ou estresse fetal. Resumindo: não há razão direta entre o fato de uma mãe ter tido a cesariana e a filha ter que ter também. Para não ficar nutrindo medos à toa, o melhor é conversar com seu médico sobre suas dúvidas sobre o parto e sobre a melhor forma de se preparar para o que vier pela frente. Você pode também trocar ideias com outras futuras mães como você nos nossos fóruns.

BabyCenter Brasil

A LUA TEM INFLUENCIA NA HORA DO PARTO?

Apesar de ser divertido imaginar isso e até ser bastante difundida a ideia de que a lua cheia, ou a virada da lua, aumentariam o número de partos, não há nenhuma comprovação científica ligando as duas coisas. Ao que tudo indica, a força gravitacional da lua não tem como afetar o corpo humano. A verdade é que os cientistas ainda não sabem exatamente o que desencadeia o trabalho de parto (nem mesmo se é algo que o corpo da mãe faz, ou se é algo que o bebê faz). Existem ainda várias lendas sobre como fazer o trabalho de parto começar logo. As pessoas em geral prestam mais atenção quando o nascimento concide com a mudança da lua, mas não guardam na memória os casos em que o parto não coincide. Talvez seja essa a origem dessa crença. Portanto, seja lá a lua em que seu filho nascer, curta bastante a chegada do bebê, pois será um dia todo especial. Enquanto espera, você pode dar uma lida nas histórias de parto enviadas pelas leitoras do BabyCenter.

BabyCenter Brasil

É VERDADE QUE O BEBÊ SENTE QUANDO A GRÁVIDA ESTA ESTRESSADA E SOFRENDO?

Não existem evidências claras de que os bebês sintam as emoções negativas maternas durante a gestação, até porque isso seria muito difícil de comprovar. O que sabemos concretamente é que, em situações de estresse, a grávida libera uma grande quantidade de adrenalina no sangue, e o coração dela bate mais rápido. Quando isso ocorre, a frequência cardíaca do bebê também sobe, mas isso não parece levar a outras repercussões negativas no feto. De toda maneira, se você está muito nervosa ou triste, converse com seu médico, com amigos e parentes em quem possa confiar, ou com outras grávidas nos fóruns do BabyCenter. 
 
BabyCenter Brasil - Eleonora Fonseca

É VERDADE QUE ESTRESSE , SUSTO E NERVOSO PODE PROVOCAR ABORTO

Não há pesquisas que indiquem ligação entre o estresse normal e as frustrações da vida moderna (como uma briga com o chefe ou um péssimo dia no trânsito) a um risco maior de abortos espontâneos. Da mesma forma, uma reação de surpresa, como por exemplo a um barulho inesperado, também não prejudica o bebê. Estresse ao extremo pode fazer com que uma mãe acabe perdendo o bebê, mas é preciso que se trate de uma coisa muito séria. Um simples susto para espantar o soluço não vai causar mal nenhum à gravidez. A maior parte dos abortos espontâneos não tem causa conhecida ou ocorre por um fator além da possibilidade de controle. Acredita-se que de 50% a 70% das perdas que acontecem no primeiro trimestre sejam devido a anormalidades cromossômicas no óvulo fertilizado, ou seja, ele não teria mesmo possibilidade de se desenvolver normalmente. Mas isso não quer dizer que momentos extremamentes estressantes, como no caso de um divórcio muito feio, uma morte na família ou graves dificuldades financeiras, não possam afetar a saúde do bebê durante a gravidez. De acordo com um grande estudo dinamarquês de 2008, feito com mais de 19 mil gestantes, mulheres grávidas com alto nível de estresse psicológico apresentaram um risco 80% maior de dar à luz natimortos, comparadas às com nível intermediário de estresse. Outras pesquisas indicam ainda que estresse excessivo durante a gravidez pode levar a partos prematuros, baixo peso do bebê ao nascer e até asma e alergias no futuro da criança.

BabyCenter Brasil

É VERDADE QUE ENJOO É SINAL DE QUE A GRAVIDEZ VAI BEM?

Pode até ser que enjoos sejam um bom indicador da gravidez, mas a ausência deles não quer necessariamente dizer que tudo vai mal. Vários estudos já apontaram um menor índice de abortos espontâneos entre mulheres que têm náusea e vômitos durante a gravidez. Além disso, alguns pesquisadores descobriram que as mulheres que apresentam bastante enjoo sintomas na gestação também correm menor risco de partos prematuros e de dar à luz bebês com baixo peso. O que a ciência ainda não determinou ao certo é por que isso acontece. Os medicos nem sequer sabem por que algumas mulheres enjoam tanto e outras não têm nem um pingo de enjoo. Uma hipótese é que o aumento repentino dos níveis de hormônios como a gonadotropina coriônica humana (hCG) e do estrogênio teriam a ver com os enjoos e o mal-estar. Um dos indícios de que a quantidade de hCG (o chamado "hormônio da gravidez") está ligada aos enjoos é o fato de grávidas de gêmeos, que têm níveis maiores do hormônio, tenderem a sofrer mais com as náuseas. Assim sendo, quem anda enjoando demais provavelmente pode se conformar em ouvir que isso é bom sinal para a gravidez. E quem não está passando por nada disso também não precisa ficar preocupada. Inúmeras gestações se desenvolvem perfeitamente bem, com bebês saudáveis, sem as mães se sentirem enjoadas, nauseadas ou terem vômitos frequentes.

BabyCenter Brasil

03/07/2011

CASAMENTO COM INFIÉIS

Há cristãos que se arriscam a casar com pessoas que não possuem compromisso de fidelidade com Deus. Este é um dos casos que exige o maior cuidado com estudo e oração. Essa união promove a verdaeira felicidade? A vida cristã será favorecida? Essa união é do agrado de Deus? Antes de dar a mão em casamento, deveria todo homem e toda mulher indagar se aquele com quem está para unir seu destino, é digno. Qual é seu passado? É pura a sua vida? É o amor que ele ou ela exprime de caráter nobre, elevado, ou é simples inclinação emotiva? Tem os traços de caráter que a tornarão feliz? Poderá ela encontrar verdadeira paz e alegria na afeição dele? Ser-lhe-á permitido, a ela, conservar sua individualidade, ou terá de submeter seu juízo e consciência ao domínio do marido? Como discípula de Cristo, ela não pertence a si mesma, foi comprada por preço. Pode honrar as reivindicações do Salvador como supremas? Serão conservados puros e santos o corpo e a alma, os pensamentos e propósitos? Essas perguntas têm influência vital sobre o bem-estar de toda mulher que se casa. A religião é necessária no lar. Só ela pode prevenir os ofensivos erros que tantas vezes amarguram a vida conjugal. Unicamente onde Cristo reina, pode haver amor profundo, verdadeiro, altruísta. Então uma pessoa e outra se amalgamarão, e as duas vidas se fundirão em harmonia. Anjos de Deus serão hóspedes do lar, e suas santas vigílias santificarão a câmara matrimonial. Será banida a vil sensualidade. Os pensamentos serão dirigidos para Deus, no alto; a Ele ascenderá a devoção do coração. O coração anela o amor humano, mas esse amor não é bastante forte, ou bastante puro, ou precioso bastante, para suprir o lugar do amor de Jesus. Unicamente em seu Salvador pode a esposa encontrar sabedoria, força e graça para enfrentar os cuidados, responsabilidades e tristezas da vida. Deve constituí-Lo sua força e guia. Que a mulher se entregue a Cristo antes de se entregar a qualquer homem, e não assuma qualquer relação que entre em atrito com isso. Os que encontram a verdadeira felicidade, precisam da bênção dos Céus sobre tudo que possuem e fazem. É a desobediência a Deus que enche de miséria a tantos corações e lares. Minha irmã, a menos que desejes ter um lar de onde nunca se levantam as sombras, não te unas com um homem que é inimigo de Deus. Pergunte-se a si mesma: “Não desviará um marido descrente os meus pensamentos de Jesus? Ele é amante dos prazeres mais do que amante de Deus; não me levará a apreciar as coisas de que gosta?”

As Ordens de Deus

O Senhor ordenou ao Israel antigo que não se permitissem casamentos com pessoas das nações idólatras ao seu redor: “Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos.” É dada a razão para isso. A Infinita Sabedoria, prevendo o resultado de semelhantes uniões, declara: “Pois fariam desviar teus filhos de Mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.” “Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que Lhe fosses o Seu povo próprio, de todos os povos que sobre a Terra há.” “Saberás pois que o Senhor teu Deus é Deus, o Deus fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que O amam e guardam os Seus mandamentos; e dá o pago em sua face a qualquer dos que O aborrecem, fazendo-o perecer; não será remisso para quem O aborrece, em sua face lho pagará.” Deut. 7:3, 4, 6, 9 e 10.
No Novo Testamento existem proibições semelhantes acerca do casamento de cristãos com ímpios. O apóstolo Paulo, em sua primeira carta aos coríntios, declara: “A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.” I Cor. 7:39. De novo, em sua segunda epístola, escreve: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei; e Eu serei para vós Pai e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.” II Cor. 6:14-18. Quem ousará desrespeitar estas direções claras e positivas? As ordens que citei não são palavras de homens, mas de Deus. Mesmo que o companheiro de tua escolha fosse em todos os outros aspectos digno, no entanto, ele não aceitou a verdade para este tempo; é um descrente, e és pelo Céu proibida de unir-te a ele. Não podes, sem perigo para tua alma, desrespeitar esta ordem divina. Desejo advertir-te de teu perigo, antes que seja tarde unires-te a um incrédulo é colocares-te no terreno de Satanás. Ofendes o Espírito de Deus e perdes Sua proteção. Podes sujeitar-te a tão terríveis desvantagens na peleja da batalha pela vida eterna? Lembra-te de que tens um Céu a ganhar, e um caminho aberto para a perdição, a evitar. Quando Deus diz uma coisa, quer dizer isso mesmo. Quando proibiu aos nossos primeiros pais comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, sua desobediência abriu a todo o mundo as comportas da desgraça. Se andarmos contrariamente a Deus, Ele andará contrariamente a nós. Nosso único procedimento seguro é prestar obediência a todas as Suas ordens, sejam quais forem as custas. Todas as Suas exigências se fundam em infinito amor e sabedoria. Testimonies, vol. 5, págs. 361-365.

Como nos Dias de Noé

“Como aconteceu nos dias de Noé”, disse Cristo, “assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.” Luc. 17:26 e 27. O povo desta geração casa-se e dá-se em casamento com o mesmo desenfreado desrespeito às ordens de Deus que foi manifesto nos dias de Noé. Há no mundo cristão uma assombrosa, alarmante indiferença para com os ensinos da Palavra de Deus acerca do casamento de cristãos com descrentes. Muitos que professam amar e temer a Deus preferem seguir a inclinação de seu próprio espírito, em vez de tomarem conselho com a Sabedoria Infinita. Em uma questão que interessa vitalmente a felicidade e bem-estar de ambas as partes, para este mundo e o porvir, a razão, o juízo e o temor de Deus são postos de parte, permitindo-se que domine o cego impulso, a obstinada determinação. Homens e mulheres de outro modo sensatos e conscienciosos, fecham os ouvidos aos conselhos; são surdos aos apelos e rogos de amigos e parentes, e dos servos de Deus. A expressão de um aviso ou advertência é considerada impertinente intromissão, e o amigo que é fiel bastante para pronunciar uma admoestação, é tratado como inimigo. Tudo isto é como Satanás deseja. Ele tece seu encanto em volta da alma, e esta se torna enfeitiçada, apaixonada. A razão deixa cair as rédeas do domínio próprio sobre o colo da concupiscência, a paixão não santificada toma o domínio até que, demasiado tarde, a vítima desperta para uma vida de miséria e escravidão. Não é este um quadro traçado pela imaginação, mas apresentação de fatos. Deus não dá Sua sanção a uniões que Ele proibiu expressamente. Por anos tenho estado a receber cartas de diferentes pessoas que contraíram casamento infeliz, e as revoltantes histórias que me apresentaram são bastantes para oprimir o coração. Não é coisa fácil decidir que conselho possa ser dado a esses infelizes, ou como sua dura sorte possa ser aliviada; mas sua triste experiência deveria servir de advertência aos outros. Nesse século do mundo, quando as cenas da história terrestre em breve hão de terminar e estamos prestes a entrar no tempo da angústia tal como nunca houve, quanto menor o número de casamentos realizados tanto melhor para todos, homens e mulheres. Acima de tudo, quando Satanás opera com todos os enganos da injustiça naqueles que perecem, acautelem-se os cristãos para não se unirem com descrentes. Deus falou. Todos os que O temem submeter-se-ão a Suas sábias ordens. Nossos sentimentos, impulsos e afeições têm de dirigir-se rumo ao Céu, não da Terra, não na baixa e vil sarjeta do pensamento e condescendência sensuais. É tempo agora de pôr-se toda alma como à vista do Deus que devem os seguidores de Cristo ser co-obreiros de seu Senhor; devem ser “irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual”, diz Paulo, “resplandeceis como astro no mundo”. Filip. 2:15. Queira Deus ajudar-te a resistir à prova e conservar tua integridade. Apega-te, pela fé, a Jesus. Não decepciones teu Redentor. 
 
Ellen White – Testemunhos Seletos – Volume 2
Blog Sua Casa um Lar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...